Último Mês de Gravidez: Como Minha Rotina Matinal Tem Me Ajudado à Expansão Mental e Espiritual Durante a Gestação

Último Mês de Gravidez: Como Minha Rotina Matinal Tem Me Ajudado à Expansão Mental e Espiritual Durante a Gestação

Esta é a minha 37º semana de gestação. 

À medida que minha barriga cresce, também cresce o desejo de ficar em casa e com a natureza. Alguns dos meus momentos favoritos são os que estou sozinha, deitada em minha rede e focada em acolher o novo e deixar o que se foi partir. 

Esses momentos em que estou comigo mesma são tão importantes, especialmente no terceiro trimestre. Me lembro que no final da gravidez do Jasper, passava horas por dia na minha banheira ouvindo taças tibetanas e acolhendo as mudanças acontecendo dentro de mim. Costumava encher a banheira com água morna, acrescentava sais de banho e óleo de lavanda. Era tudo muito relaxante.

Aqui no Brasil, eu não tenho banheira, então a rede se tornou o meu refúgio. Assim como da última vez, estou presente e conectada às mudanças que estão acontecendo comigo. Não é apenas o meu corpo que se modifica com cada gravidez, também estou passando por uma transformação mental, emocional e espiritual.

Sabendo disso, não quero estar distraída, pelo contrário, quero estar o mais presente possível. Se não me rendo às mudanças que estão chegando, posso eventualmente, ter desafios no parto e no puerpério. Sabendo o que eu sei, me motiva a viver esse processo de modo consciente. Acordo todos dias, tomo café da manhã com Jasper e entro na minha rotina matinal. 

Antes do meu terceiro trimestre, Yoga, respiração ritmada, natação, ou longas caminhadas sempre faziam parte das minhas manhãs. Agora, como meu corpo está naturalmente desacelerando, eu deito na minha rede tomando chá. 

Aprendi a dizer adeus às minhas antigas manhãs ativas e acolhi uma rotina matinal que não é nada física. O que não quer dizer que eu não esteja investindo meu tempo nas coisas que me completam. Eu ainda faço isso, com a diferença que agora faço no conforto da minha rede.

rede, rotina, salud

Minhas manhãs normalmente começam com algo que já faço há anos, que são as Morning Pages. Morning Pages em português significa Páginas Matinais. É uma técnica criada pela autora, professora e poeta americana Julia Cameron. Para mim, essas páginas matinais são uma forma de fazer uma limpeza energética na minha mente, que me permite começar o dia com mais fluidez e criatividade. 

Aqui está a explicação da Julia Cameron sobre sua famosa técnica: 

“As páginas matinais são três páginas de escrita à mão, guiadas pelo fluxo de consciência, sendo a primeira coisa a ser feita pela manhã. 
Não há maneira errada de fazer Morning Pages – já que estas páginas não são consideradas arte final. As páginas matinais nem são consideradas uma “escrita”. Você simplesmente coloca no papel tudo e qualquer coisa que passe pela sua mente. Lembre-se que essas páginas são só para você, não é para dividir com ninguém. 
As páginas matinais provocam, esclarecem, confortam, engrandecem, priorizam e sincronizam as nossas intenções para aquele dia. Não pense demais: basta escrever três páginas. Qualquer coisa que passe pela cabeça é válida. Não pense na gramática, não releia o que leu. Simplesmente se atenha ao seu fluxo de consciência e deixe fluir.”

Às vezes acordo com a cabeça cheia de pensamentos, mas assim que termino de escrever minhas Morning Pages, estou com a mente limpa. Não importa se os pensamentos eram “bons” ou “ruins”, eles não são úteis já que ocupam espaço na minha mente. Então, uma vez que consigo limpar essa desordem, é mais fácil encontrar quietude e me conectar com o que importa. Eu chamo isso de 'meditação escrita'.

Assim que termino minhas Páginas Matinais, passo para o curso de leitura do livro, A Course In Miracles (Um Curso em Milagres em Português ou UCEM). Resolvi começar esse curso logo que o ano começou, graças a Marianne Williamson, uma escritora americana best-seller, envolvida com ativismo político e líder espiritual. 

Eu já havia escutado falar bastante sobre o UCEM, já que mudou a vida de milhares de pessoas, incluindo o da autora. Ela é tão grata aos ensinamentos, que resolveu oferecer no seu site um curso chamado 365 days of A Course In Miracles

Resumindo, Williamson filmou 365 vídeos, todos com menos de 10 minutos de duração. Cada vídeo oferece uma lição diária do UCEM. Ela começa seus vídeos lendo a lição do dia e depois faz um comentário sobre a mesma.

Eu adoro acordar e ver o e-mail da Marianne Williamson no meu inbox com a lição do dia. Tenho aprendido bastante com ela. As lições são pequenas, simples e fáceis de aplicar ao que acontece no meu dia a dia. Este curso veio em um momento perfeito. À medida que faço a transição entre estar grávida e me tornar mãe de dois filhos, ele tem me ajudado a deixar de lado um mundo de dualidade e medos e abrir minha mente e coração para novas possibilidades.

Você pode ou não ter ouvido falar do UCEM, mas o que posso dizer é que é um treinamento psicológico que promove uma mudança de mentalidade para a aceitação de um sistema de pensamentos com base no amor e o abandono de um sistema de pensamentos baseado no medo. Ensina também que você não é um corpo ('eu físico'), nem uma personalidade ('eu psicológico'). Além disso, UCEM ensina que você nunca se separou de Deus/Universo, e este mundo é uma ilusão.

Além deste curso, eu invisto cerca de trinta minutos ou mais em leitura. Ultimamente, tenho lido Spiritual Pregnancy (com tradução literal Gravidez Espiritual, mas o livro ainda não tem tradução para o Português). Essa leitura tem me proporcionado lucidez sobre a jornada em que estou. Por fim, também escrevo. Fico super feliz em ter o tempo para trabalhar no meu blog. Eu adoro compartilhar um pouco sobre minha vida e tudo relacionado ao tema do bem-estar.

Ultimamente, é nisso que consiste minha rotina matinal; levo de duas a três horas no total (já que paro muitas vezes para dar bastante afeto, aconchego e beijinhos em Jasper). Entretanto, investir tempo em mim mesma, me traz benefícios que duram um dia inteiro. Não importa como meu dia começou ou como minha noite foi entre fazer xixi a cada hora ou cãibras nas pernas, quando termino minha rotina matinal, estou renovada.

Se você está lendo isso e achando que uma rotina matinal pode ser algo que beneficia sua vida, quero apenas te convidar a ficar atenta, já que, o que funciona para mim, não necessariamente funcionará para você. Para algumas pessoas, a pintura, leitura, meditação ou ouvir música podem funcionar melhor.  É importante escolher o que faz sentido para você e para sua vida. 

Há tantas maneiras de realizar essa tarefa simples de amar a si mesmo e dar sentido à própria vida. A ideia principal é deixar as desculpas de lado e dedicar um tempo a você mesma, nem que seja por alguns minutos. Anos atrás, minha rotina matinal era de apenas trinta minutos por dia e com o passar do tempo, fui desejando aumentar e gradativamente fiz essa mudança.

Claro que rotinas matinais são válidas para todos. No entanto, se você estiver grávida, ter um tempo para se conectar e estar presente com as mudanças pode fazer a diferença entre ter uma gravidez, parto, e puerpério tranquilos ou não. Não é só o lado físico que tem que estar saudável nessa jornada, o emocional, psicológico e espiritual são tão importantes quanto.

Às vezes eu acordo de mau humor, e o que me ajuda são essas diferentes práticas matinais, pois elas me conectam com as partes mais sombrias de mim mesma. Eu reflito sobre o que está acontecendo, e ao invés de me prender aos meus pensamentos, eu me liberto deles pela escrita, respiração, ou simplesmente pela a intenção de deixar para trás o que não me serve mais. O mau humor vai embora e um espaço novo se abre para o bem estar entrar. 

Outras vezes, quando acordo super inspirada, eu escrevo sobre as minhas inspirações, me trazendo alegria, compreensão e ainda mais inspiração. 

A vida é cheia de altos e baixos, e se formos capazes de abandonar os julgamentos e valorizarmos o que nos torna inteiros, sempre haverá luz. Cabe a nós escolher como usar essa luz uma vez que estamos em contato com ela. 

Se você estiver grávida, essa luz é ainda mais fácil de se acessar. Por isso eu acho tão importante focar e ver sentido em tudo que está acontecendo ao seu redor. 

Se você está cogitando começar uma rotina matinal, eu recomendo pausar e refletir no que funciona para você. Aqui estão algumas perguntas que podem te guiar nesse processo:

  1. Com todas essas mudanças acontecendo, o que é realmente importante para mim? 
  2. Como posso simplificar minha vida para me concentrar no que realmente importa? 
  3. Quem estou me tornando? 
  4. Como posso estar mais conectada comigo mesma durante essa transição?
  5. Como visualizo minha gravidez, parto, e puerpério e o que posso fazer hoje para atingir minhas metas?

Essas perguntas irão te ajudar a entender mais sobre as transformações que estão acontecendo dentro e ao redor de você. 

Com amor,

Ariel

_______________________________________________________

Traduzido por: Raquel Araujo

Read more

vida no brasil, blog, diario

Vida no Brasil

A Época Festiva É Um Momento De Cura, Reflexão E Conexão.

A Época Festiva É Um Momento De Cura, Reflexão E Conexão.

Last Month Of Pregnancy: Transitioning, Expanding, and Tapping Into Divine Energy Through My Morning Routine

Last Month Of Pregnancy: Transitioning, Expanding, and Tapping Into Divine Energy Through My Morning Routine

Comments

Be the first to comment.
All comments are moderated before being published.